segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESTUDO SINTÉTICO NA CARTA DE PAULO AOS TESSALONICENSES.

CONTEXTO HISTÓRICO

Ocasião em que foi escrita.

A igreja em Tessalônica era fruto da segunda viagem missionária de Paulo (Atos 17:1-9). Milagrosamente libertado da cadeia de Filipos, Paulo e seus companheiros, Silas e Timóteo, seguiram lentamente para o sul e então para o oeste ao longo da grande estrada romana até Tessalônica, centro comercial e capital da Macedônia. Ali, apesar da oposição pertinaz, organizaram a segunda igreja européia. Importunado pelos judeus em Tessalônica e Beréia (Atos 17:10-15), Paulo fugiu para Atenas, onde a preocupação com o bem-estar espiritual dos crentes de Tessalônica, instigaram-no, com algum sacrifício pessoal, a enviar Timóteo para sustentar a igreja nas ondas de perseguição (I Ts. 3:1-3). Timóteo juntou-se novamente a Paulo em Corinto com a boa notícia de que a semente do Evangelho caíra em boa terra. Então Paulo escreveu I Tessalonicenses para elogiar seus fiéis irmãos pela sua inabalável dedicação a Cristo e de uns para com os outros e para encorajá-los a progredirem mais no amor e na santidade. (Moody P. 1).

Data e Lugar.

Graças à inclinação de Lucas pelos detalhes históricos, as datas destas cartas podem ser fixadas com razoável certeza. A referência que Lucas faz a Gálio, procônsul da Acaia, em relação à viagem de Paulo a Corinto (Atos 18:12), foi esclarecida pela descoberta em Delfos de uma inscrição que data do proconsulado de Gálio dentro do reino do imperador Cláudio. A inscrição parece indicar que Gálio tomou posse do seu posto no verão de 51 A.D. Uma vez que Lucas parece sugerir que Paulo ficou em Corinto cerca de dezoito meses antes de Gálio subir ao poder (Atos 18:11), o apóstolo provavelmente chegou em Corinto no começo do ano 50 A.D. Não muito tempo depois disso, Silas e Timóteo voltaram da Macedônia com a notícia que Paulo menciona escrevendo I Tessalonicenses (Atos 18:5; I Ts. 3:1-6), provavelmente em meados do ano 50 A.D... (Moody P. 1).


Pensamento-chave do livro
1 Ts. 1.9 Abandonando os ídolos para servir ao Deus verdadeiro.

ESBOÇO DO LIVRO

1. Saudações (1.1)
2. Como o Evangelho Chegou aos tessalonicenses (1.2 - 2.12)
A. Os motivos da oração de Paulo pelos tessalonicenses (1.2-5)
B. Paulo relembra sobre seu proceder entre os tessalonicenses (1.5-6)
C. Os tessalonicenses imitam a Paulo e o Senhor Jesus (1.6-7)
D. A repercussão da fé dos tessalonicenses (1.8-10)

3. Os tessalonicenses recebem a palavra de Deus e tornam-se exemplos (2.13-16)
A. Os tessalonicenses recebem a pregação de Paulo como palavra de Deus (2.13)
B. A perseguição por causa da palavra de Deus (2.13-16)

4. Os resultados do Evangelho em meio tessalonicenses (2.17 - 3.13)
A. O desejo de Paulo de rever os tessalonicenses (2.17-20)
B. A preocupação de Paulo em relação à fé dos tessalonicenses (3.1-5)
C. Timóteo traz boas notícias a Paulo em relação à fé dos tessalonicenses (3.6-9)
D. A oração de Paulo (3.11-13)

5. Orientações de como os tessalonicenses deveriam viver para agradar a Deus (4.1-12)
A. Exortações para a santificação dos tessalonicenses (4.1-6)
B. Orientações para serem diligentes na fé (4.6-12)

6. Orientações sobre a volta de Cristo (4.13 – 5.11)
A. Explicações sobre a morte de Cristo e a ressurreição dos santos (4.13-15)
B. Como se dará a volta do Senhor e a ordem dos acontecimentos (4.15-18)
C. A destruição virá repentinamente (5.1-3)
D. Os cristãos não serão pegos de surpresa, pois, devem vigiar e orar (5.4-6)
E. O destino dos filhos da luz e dos filhos das trevas (5.7-11)

7. Orientações finais e saudação (5.12-28)
A. Consideração para com os líderes (5.12-13)
B. Várias exortações sobre o viver diário (5.14-22)
C. Saudação apostólica (5.23-24)
D. Saudações finais (5.25-28)

ESTUDO SINTÉTICO NA CARTA DE 1ª TESSALONICENSES.
Pensamento-chave do livro
1 Ts. 1.9 Abandonando os ídolos para servir ao Deus verdadeiro.

CAPÍTULO UM.

Paulo, Silvano e Timóteo são os escritores desta carta (v. 1)
Os autores iniciam esta carta, declarando aos tessalonicenses que, eles sempre dão graças a Deus pelas recordações que têm dos mesmos, tais como: Operosidade da fé, do amor abnegado e da firme esperança em Cristo Jesus, e assim reconhecendo que eles foram eleitos por Deus (v. 2-4)

1.5-10 Paulo, Silvano e Timóteo iniciam esta seção, relatando como o evangelho chegou aos tessalonicenses através deles:

I. Não somente em palavras.
II. Mas, sobretudo em poder.
III. No Espírito Santo.
IV. E em plena convicção v.5

Por causa disto, eles obtiveram resultados entre os tessalonicenses, pois eles tendo recebido a palavra do Senhor em meio “a muita tribulação e com alegria do Espírito Santo” (v. 6), tornaram-se imitadores deles (Paulo, Silvano e Timóteo), e do Senhor Jesus (v. 6), e a fé deles, repercutiu pela Macedônia e Acaia e também por toda parte; pois, “deixando os ídolos, converteram-se a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro. Aguardando assim a volta do Senhor Jesus. (vv 5-10).

CAPÍTULO DOIS

Os autores reconhecem que a estada deles entre os tessalonicenses não foi infrutífera, pois ele mesmo depois de ter sido maltratado e ultrajado em Filipos, não teve receio de pregar o evangelho em Tessalônica. (vv. 1-2)

2. 3-6 Nestes versículos, Paulo relembra o procedimento deles entre os tessalonicenses, pois:

I. Sua exortação não era enganosa;
II. Nem impura;
III. Nem se baseava em dolo (v. 3);
IV. Não usava de linguagem de bajulação;
V. Nem de intuitos gananciosos (v. 5);
VI. Não buscava a glória de homens;
VII. Nem deles (os tessalonicenses);
VIII. Nem de outros (v. 6);
IX. Porque eles eram aprovados por Deus;
X. Que lhes confiou o evangelho;
XI. Para falar de modo a agradar a Deus e não aos homens (v. 4).

2. 7-12. Neste ponto, Paulo retrata o amor que sentia pelos tessalonicenses, pois ele diz que estava pronto não só para lhes oferecer o evangelho de Deus, mais a sua própria vida, visto que eles se tornaram como filhos para Paulo; para exemplificar isto, Paulo faz uso das figuras de linguagem, a materna e a paterna.

2. 13-16. Paulo elogia a fé dos tessalonicenses e faz severas críticas aos judeus, pois, estes estavam impedindo que ele levasse o evangelho aos gentios, enquanto que aqueles suportavam as perseguições levantadas pelos seus compatriotas. (v. 14)

2. 17-20. Aqui Paulo relata a vontade de rever os tessalonicenses, pois por duas vezes quis ir vê-los, mais foi impedido por satanás (v.9). Paulo deixa bem claro que o motivo de tal perseguição maligna era porque para ele, os Tessalonicenses eram sua alegria e sua glória perante o Senhor Jesus.

CAPÍTULO TRÊS

3.1-5. Paulo, não podendo suportar a sua curiosidade e sua ansiedade em relação aos tessalonicenses, enviou Timóteo para saber como eles estavam suportando as tribulações e perseguições e assim, verificar se por causa das mesmas os tessalonicenses haviam abandonado a fé.

3. 6-10. Agora sabedor da situação e que os tessalonicenses se mantinham firmes na fé, e que eles tinham gratas lembranças de Paulo e desejavam vê-lo, ficou consolado a respeito deles, apesar das tribulações que ele passava, dava sempre graças a Deus por causa dos tessalonicenses, por causa da alegria que sentia em relação a ele, orando com máximo empenho para que pudesse vê-los pessoalmente.

3.11-13. Aqui vemos a oração de Paulo para que Deus guie o seu caminho até eles; e também pelos tessalonicenses, para que Deus os faça crescer e aumente o seu amor de uns para com os outros; e para que o coração deles seja confirmado em santidade para permanecerem isentos de culpa na presença de Deus.

CAPÍTULO QUATRO

4.1-8. Paulo conclama aos tessalonicenses a continuarem a viver de modo digno e irrepreensível para agradar a Deus; Pois a vontade de Deus é que:

I. Sejam Santos;
II. Abstendo-se da prostituição;
III. Que possuam seu corpo em santificação e;
IV. Em honra;
V. Sem desejo de lascívia.

Porque este modo de viver pertence aos gentios que não conhecem a Deus. Paulo também os orienta que em relação a este assunto, ninguém deve ofender ou defraudar ao seu irmão, de modo que Deus não vos sobrevenha como vingador, pois Deus não os chamou para serem impuros e sim santos. Porque ao rejeitar estes preceitos, eles estariam rejeitando o próprio Deus.

4.9-12. Neste parágrafo, Paulo fala que os tessalonicenses não necessitam de orientação quanto ao amor fraternal, pois eles têm praticado este amor para com os da Macedônia. Também, dá-lhes algumas orientações para: Que vivam tranquilamente, cuidando do que lhes pertence, trabalhando com suas próprias mãos, portando-se com dignidade para com os de fora, para que nada venha à lhes faltar.

4.13-18. Deste ponto em diante, Paulo passa a consolar os tessalonicenses, em relação à vinda do Senhor Jesus, relatando o que vai acontecer aos que já morreram e também aos que estão vivos, por isso diz:

I. Assim como Jesus ressuscitou;
II. Deus trará em sua companhia os que dormem (os mortos);
III. Pois os vivos, não iram preceder aos mortos na volta do Senhor;
IV. Eles (os mortos) precederão aos vivos, pois ressuscitarão primeiro;
V. Só depois os vivos irão se encontrar com o Senhor nos ares;
VI. Para viverem para sempre com Jesus.

Estas palavras devem servir de conforto para todos os irmãos, pois esta devia ser a esperança dos tessalonicenses.

CAPÍTULO CINCO

5.1-3. Continuando com o mesmo assunto do capítulo anterior, Paulo orienta aos tessalonicenses de que eles não devem andar preocupados em relação ao tempo da volta do Senhor, pois eles já estavam orientados de que o Senhor viria de surpresa, e para ilustrar a volta do Senhor, Paulo faz uso da figura de uma mulher que está para dar a luz, pois as dores do parto lhes são inevitáveis, e estas dores viram sobre os gentios.

5.4-11. A partir deste momento faz-se uma comparação entre os tessalonicenses e os filhos das trevas e mostra-lhes o porque deles não serem apanhados de surpresa:

Quadro comparativo entre os...

Tessalonicenses
v.4 Não estão em trevas
v.4 Não serão apanhados de surpresa
v.5 São filhos da luz e do dia
v.6 Vigiam e são sóbrios
v.7 Não se embriagam e não dormem
v.8 São do dia
v.8 São sóbrios
v.8 Revestem-se da couraça da justiça
v.8 Revestem-se da couraça da fé
v.8 Revestem-se da couraça do amor
v.9 Não estão destinados à ira de Deus
v.9 Alcançarão a salvação em Cristo Jesus
v.10 Mesmo dormindo ou vigiando estão unidos a Cristo
v.11 Consolam uns aos outros
v.11 Edificam uns aos outros

Filhos das trevas
v.4 Estão em trevas
v.4 Serão surpreendidos
v.5 São filhos das trevas e da noite
v.6 Não são vigilantes e são ébrios
v.7 Estão embriagados e dormindo
v.8 São da noite
v.8 São ébrios
v.8 Revestem-se da couraça da injustiça
v.8 Revestem-se da couraça da incredulidade
v.8 Revestem-se da couraça de indiferença
v.9 Estão destinados à ira de Deus
v.9 Serão condenados por Cristo Jesus
v.10 Estão separados de Cristo
v.11 Traem uns aos outros.
v.11 Destroem uns aos outros

5.12-28. Orientações finais.

Paulo trás suas últimas orientações aos tessalonicenses em forma de rogo e exortação. Portanto, roga que: acateis com apresso os que trabalham e presidem entre eles, admoesta para que tenham máxima consideração, por causa do seu trabalho e para que vivam em paz uns com os outros. Paulo também trás algumas palavras de exortação são elas:

I. Admoestar os insubmissos;
II. Consolar os desanimados;
III. Amparar os fracos;
IV. Serem longânimos para com todos (v.14);
V. Evitar que alguém retribua a outrem mal por mal;
VI. Seguir sempre o bem entre eles e com todos (v.15);
VII. Regozijar-se sempre (v.16);
VIII. Orar sem Cessar (v.17);
IX. Em tudo dar Graças (v.18);
X. Não apagar o Espírito (v. 19);
XI. Não desprezar as profecias (v.20);
XII. Julgar todas as coisa e reter o que é bom (v.21);
XIII. Abster-se de toda forma de mal (v.22)
XIV.Pois, esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para com todos (v.18)

Tudo isso para que o Deus da paz os santificasse em tudo, conservando-os íntegros e irrepreensíveis para a vinda de Cristo, pois Deus é fiel para mantê-los desta forma.
Encerra-se a carta com o pedido de oração por eles (Paulo, Silvano e Timóteo), saudando a todos os irmãos com ósculo santo e advertindo que a carta seja lida a todos os irmãos; desejando que a graça de Jesus esteja com todos.

4 comentários:

  1. continue assim servo de Deus.

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  2. Se cada filho de Deus Onipotente fizesse a sua parte voltada para a comum união, o bem comum. A vida seria uma benção para todos os mortais. Nada levaremos ao chegar a hora da nossa passagem para a vida eterna. Eu creio que nunca é tarde para rompermos as barreiras negativas e que só contribuem para o mal, as contentas e todo os tipo de divisão. A Palavra de Deus deveria ser praticada sem hipocrisia, sem deturpações da mensagem salvífica que foca claramente o grande Mandamento do AMOR. Muita gente busca soluções diversas fora da Sagrada Escritura. Lembremos que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus. E quem O ama executa a sua Vontade que ergue a bandeira da Fé , Esperança e Caridade (AMOR). Rogo que o Espírito Santo nos Ilumine e nos encha de Sabedoria para mudarmos de vida.Imitemos os Tessalônicos, os Atos dos Apóstolos que sempre colocavam tudo em comum. Amém! Shalom aos corações. Façamos o que nos cabe como Filhos de Deus.

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  3. Muito bom o estudo, que Deus abençoe muito a sua vida pastor, a paz do Senhor Jesus.

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  4. Viver o seguimento do mandamento de Deus só acontece com a verdadeira abertura de coração, Um Amor Esponsal .

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